Documentário: “Silo, Um Caminho Espiritual” tem exibições em Brazópolis, São Bento e Embu das Artes

As cidades de Brazópolis (MG), São Bento de Sapucaí (SP) e Embu das Artes (SP) realizarão exibições do Documentário “Silo, Um Caminho Espiritual” – ver datas e locais abaixo. O filme percorre a vida do guia espiritual argentino Mário Rodriguez Cobos, mais conhecido como Silo. Após as exibições, o público é convidado para participar de reflexão e prática de experiência. As atividades são organizadas pela Sala Sul de Minas e pelas Comunidades da Mensagem de Silo e a entrada é gratuita.  

O documentário se apresenta como uma viagem, que começa desde as interrogações da jovem Catalina, que decide partir em busca de si mesma. Em seu périplo ao redor do mundo, Catalina visitará personagens que compartilharam sua vida com Silo; recolhe testemunhos daqueles que o conheceram, e adentra os lugares mais recônditos até onde chegou sua Mensagem: Buenos Aires, Índia e Rússia estão em seu itinerário. Através do olhar e das reflexões da jovem, revisaremos o contexto histórico mundial em que se desenvolveu esta corrente espiritual, ressaltando os marcos mais relevantes e as respostas que Silo foi emitindo nesse contexto.

Personagem principalSilo é um guia espiritual que surge neste tempo convulsionado, violento e desesperançado. Em 1969 começa sua vida pública com dois marcos fundamentais; um pronunciamento feito em 4 de maio no pequeno povoado da cordilheira situado na fronteira entre Argentina e Chile, chamado Punta de Vacas, ante um punhado de pessoas. O pronunciamento ficou conhecido como a Cura do Sofrimento. Nesse mesmo lugar escreve “O Olhar Interior”, livro que será publicado no ano de 1972.

Silo fez exposições, conferências e participou em encontros massivos nos quais expressou seu ponto de vista e ensinamentos a centenas de milhares de pessoas em diversos países. Por todo o mundo se somam aderentes a suas propostas de esperança, de possibilidade de mudança, de certeza em que o ser humano pode definitivamente devir em um verdadeiro ser humano, deixando para trás a pré-história do sofrimento, do niilismo e da violência.

Sala Sul de Minas – Em novembro de 2016 foi inaugurada a Sala Sul de Minas na cidade de Paraisópolis (MG). O espaço realiza encontros abertos ao público todos os sábados (16h) e domingos (10h30). Nestes encontros semanais são realizados intercâmbios sobre temas como a Ação Válida, a Reconciliação, a necessidade de superar o Sofrimento em cada um e nas pessoas que nos rodeia. Também são realizadas práticas de experiência com o Bem Estar, Força, Imposição entre outras. Todo ano no início de maio ocorre o Encontro das Américas, com a participação aberta de pessoas de diversos países e estados do país. Mais informações em www.salasuldeminas.net

Datas e locais de exibição do filme:

Brazópolis (MG) – 22 de março de 2019

Horário de início 20h00

Local: Teatro Amador Brazopolense (TAB)

Av. Cel. Francisco Braz, 350


São Bento de Sapucaí (SP) – 13 de abril

Horário de início 19h30

Local: Casa de Cultura Miguel Reale

Rua Sargento José Lourenço, 105


Embu das Artes (SP) – 27 de abril

Horário de início 18h00

Local: Centro Cultural Mestre Assis

Largo 21 de abril, 29 – Centro do Embu

Entrada: 1 kg de alimento não-perecível


Contato: Sul de Minas – (35) 99177-4505 (Beth Ribeiro)

Embu das Artes – (11) 99777-0193 (Maria Mendes)